sexta-feira, 8 de agosto de 2014

VAI CASAR? É HORA DE ESCOLHER O BOLO!!!!




O bolo de casamento é quase tão importante quanto o vestido da noiva. Precisa ser bonito, gostoso, combinar com o estilo do casal e ainda caber no orçamento da festa. 
Uma das partes mais gostosas (em todos os sentidos) do planejamento do casamento é escolher as comidinhas gostosas que vão ser a principal sensação da festa – depois da noiva, que fique claro. Entre provas de vestido e ensaios na igreja, é item obrigatório sentar-se em tardes inteiras para comer, e comer, e comer salgadinhos, docinhos e pratos quentes que vão estar no menu da festa. Via de regra não se ouve ninguém reclamar dessa parte dos preparativos; afinal, haja gostosura! E, no meio de tanta gostosura, surge uma dúvida quase matadora nos corações dos casais: qual é o melhor bolo de casamento? Qual recheio escolher? Qual cobertura? É muita indecisão para pouca massa (e olha que bolo em casamento é grande!).


Vamos passar alguns pontos importantes na hora de escolher o bolo. 


· Encontre a boleira perfeita


Você tem de encontrar alguém que esteja aberta às suas mais loucas ideias e, principalmente, que seja capaz de executá-las de acordo com seu gosto e orçamento. Se você tem uma cerimonialista ou assessora de casamento, provavelmente ela terá o contato de vários fornecedores de bolo de casamento. Selecione alguns e antes de agendar uma visita, dê uma olhada no site das empresas antes para ver se você cria aquela empatia. Depois, hora de marcar uma reunião. Explique como seria o seu bolo de casamento perfeito, fale quais cores gostaria de usar e conte como será a decoração da festa, e principalmente o que você iria odiar no seu bolo. Depois de se decidir, feche com sua boleira o quanto antes. Alguns fornecedores de bolo de casamento são concorridos e precisam se organizar com antecedência. 


Escolha um estilo


Para escolher o estilo de seu bolo de casamento, leve em consideração o salão de festa, as cores da decoração, se você quer algo extravagante ou mais clássico. Pense também se você vai querer personalizá-lo. Veja muitas e muitas fotos de bolos de casamento para buscar inspiração e mostre seus preferidos para sua boleira. Depois de analisar tudo, ela poderá te sugerir algumas opções de recheio e cobertura para que a confecção do bolo de casamento se encaixe com seus “sonhos”. Às vezes, um tipo de decoração do bolo de casamento só dá certo com pasta americana, por exemplo. Esses detalhes só mesmo a boleira poderá avaliar... 


Uma questão de gosto


Engana-se quem pensa que o bolo de casamento é feito pra ser bonito, e não gostoso. Durante sua longa jornada de escolha do bolo de casamento, você (por sorte) fará várias degustações de diferentes sabores. Guie-se pela beleza, sim, mas também pelo paladar. Se há algum recheio que você adorou, veja se ele pode ser adaptado à decoração que você escolheu para o bolo. E aproveite a oportunidade para ir se especializando nesse universo dos bolos de casamento: pasta americana, glacê mármore, creme de manteiga, marzipan... E procure saber se a cobertura que escolheu vai se adaptar a época do ano em que você irá se casar. 


Ouse nas combinações


Quem disse que bolo de casamento é sinônimo de recheio de damasco? Ok, para quem gosta é uma boa pedida, mas se você não é fã, sinta-se livre para ir além. Pense em combinações criativas, como chocolate e maracujá, doce de leite e limão… e novamente pense na cobertura... ela ira suportar o recheio que você pensou? Converse com sua boleira, ela com certeza irá te dar dicas incríveis... 


De olho no preço


Se o seu bolo de casamento perfeito é todo sofisticado, rico em detalhes personalizados e que mais parece uma obra de arte, ótimo. Mas tudo nessa vida tem um preço… Seu orçamento está preparado? Pois você terá de arcar não só com a mão de obra da boleira, como com os materiais usados – e que geralmente são caros. Se você não puder gastar tanto e não estiver a fim de abrir mão de nenhum detalhe, uma opção é mandar fazer o seu bolo de casamento dos sonhos em versão menor, e encomendar uma versão mais simples para ser cortada na cozinha. E ninguém vai nem perceber a diferença: o sabor será o mesmo.

Não erre na quantidade


Para não correr o risco de ficar em uma saia justa daquelas, considere 100 gramas por convidado se o bolo for o único doce a ser servido pelo buffet. Como nem todos comem o bolo, calcular a quantidade para cerca de 70% dos convidados é suficiente. Se a festa tiver docinhos e quanto maior a quantidade e a variedade de deles, menos bolo deve ser encomendado.
Leve em conta também que nos casamentos pela manhã com comemoração no almoço, a tendência é que mais pessoas provem o bolo. Já nos casamentos à noite, o bolo pode ser menor.

Onde devo colocar o bolo de casamento?


Além de gostoso, o bolo precisa ficar bonito nas fotos do casamento. Um detalhe importante, mas que pode passar despercebido para muitas noivas, é o tamanho do bolo de casamento. De nada adianta encomendar um bolo lindo, todo decorado, com quatro ou cinco andares, se o casal for baixinho.
Isso mesmo, o tamanho do bolo deve ser proporcional à altura dos noivos. Afinal, noiva nenhuma gostaria de ter a desagradável surpresa de descobrir que ficou escondida atrás do bolo só quando receber o álbum de casamento.
Pense também no local onde o bolo de casamento vai ficar. Se for a mesa de doces, o bolo pode ser menor, já que os quitutes ajudam a decorar o local. Mas se a intenção for deixá-lo em uma mesa no meio do salão ou na pista de dança, escolha um bolo maior e mais chamativo.


E o bolo está pronto!


Enfim, seu bolo de casamento está pronto. Já pensou onde vai deixá-lo até a hora da festa? Há espaço na geladeira do salão de festa? Ele pode ficar sob refrigeração? Ou é um bolo que não pode em hipótese nenhuma pegar umidade? E quem fará o transporte até o local da festa? Geralmente, as próprias boleiras se responsabilizam pela entrega, mas faça sua parte em cuidar para que tudo esteja pronto para recebê-lo. Normalmente, o bolo de casamento é delicado e sensível. Siga as instruções de sua boleira para que seu “precioso” fique bem instalado até a hora de ser devorado.

Espero que todas essas dicas tenham te ajudado.