quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Gelato de chocolate

GELATO DE CHOCOLATE

Receita adaptada do livro: The Ultimate Frozen Dessert Book, de Bruce Weinstein & Mark Scarbrough
tempo de preparo: 30 minutos mais 5 horas para gelar.
rendimento: 500 ml

ingredientes:

100g de chocolate meio-amargo Callebaut, picado
3 gemas
1 xícara de açúcar cristal orgânico
2 1/2 xícaras de leite integral
1/4 xícara de creme de leite fresco
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
1/8 colher de chá de sal
Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar por 5 minutos.
Bata as gemas e o açúcar com uma batedeira ou batedor de arame (fouet) até ficar homogêneo (ficará bem granulado). Misture o chocolate derretido e bata até ficar homogêneo mas ainda granulado. Reserve.
Coloque o leite e o creme de leite em uma panela e leve a fogo médio-baixo até quase levantar fervura (pequenas bolhas nas laterais). Desligue o fogo e, sempre batendo, coloque 1/4 do leite e creme na mistura de chocolate. Devolva essa nova mistura à panela junto com o restante do creme e leite e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau por cerca de 2 ou 3 minutos, até que o creme de chocolate cubra as costas da colher e, você passando nela o dedo, o creme não escorra.
Passe a mistura por uma peneira para o pote em que vai guardar seu sorvete. Misture o sal e a baunilha. Tampe bem e leve à geladeira até que esfrie completamente (cerca de 1 hora), e então coloque no freezer, acertado na potência máxima se o dia estiver quente. Depois de uma hora, retire do freezer e bata bem o sorvete (com batedeira ou fouet), para quebrar os cristais de gelo que possam ter se formado. Volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes (ou seja, por mais 3 horas) e seu sorvete estará pronto.