quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DOCES TRADICIONAIS PARA FESTAS

Não existe nada melhor do que comemorar a vida.
E comemorar aniversário é melhor ainda, e não existe aniversário sem aqueles docinhos maravilhosos... os brigadeiros, olhos de sogra, cajuzinho... e por aí vai.
É disso que iremos tratar nas próximas postagens... DOCINHOS PARA FESTAS.
Vamos começar pelo mais tradicional de todos o BRIGADEIRO, o que aqui no Rio Grande do Sul chamamos carinhosamente de NEGRINHO, pela sua cor. 
O Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso (Brigadeiro para presidente).
Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.
As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.
Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado.
Depois, outra receitas foram criadas a partir da original.

RECEITA DE BRIGADEIRO



Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 colher (de sopa) de margarina sem sal
2 colheres (de sopa) chocolate em pó
Chocolate granulado preto para enrolar
Forminhas de papel

Modo de preparo

Levar os três primeiros ingredientes ao fogo baixo até desprender do fundo da panela.
Depois de frio, faça bolinhas, passe-as em chocolate granulado preto e coloque-as em forminhas de papel.

Dicas

Utilize leite condensado de boa qualidade.
Ao enrolar a massa não unte as mãos com margarina para não alterar o sabor do brigadeiro. O ideal é deixar as mãos umedecidas pela água sempre que for necessário.
O brigadeiro pode ser utilizado como recheio de bolo; logo que a massa engrosse, retire do fogo, espere esfriar e utilize.
Para uma apresentação mais bacana, escolha forminhas com cor que contraste com a cor do doce, apesar de ser muito usado as tradicionais marrons, que fica lindo.

NAS PRÓXIMAS POSTAGENS TEREMOS AS OUTRAS RECEITAS E VARIAÇÕES DO BRIGADEIRO.