segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Resultado de imagem para receita de caruru dos santos

Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. 

A imagem dos santos Cosme e Damião, conhecidos também como os santos gêmeos, conta-nos muito sobre a vida desses dois irmãos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. Os dois irmãos estudaram medicina na Síria e exerceram o ofício em várias cidades do Oriente Médio por volta do ano 260. Eles conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Doum, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

E então... vamos aprender uma dessas receitas tradicionais?

Tradicionalmente o carurú – feito de quiabo, castanha, camarão seco e leite de côco – é servido acompanhado de arroz, farofa, xixim de galinha, feijão fradinho, rapadura e pipoca. Você poderá reduzir o acompanhamento mas recomenda–se que ele seja de pelo menos seis ítens.
Importante que você reserve uma pequena porção a ser oferecida numa praça bem bonita aos seus Erês de proteção. O restante distribua ao máximo de pessoas que puder servir. Mas lembre-se, antes que um adulto coma, sete crianças deverão ser servidas.

Receita de Carurú

Ingredientes:
1 kg de quiabos cortados em cruz
1 cebola grande ralada
2 dentes de alho
Gengibre ralado a gosto
1/2 kg de camarão seco moído
200 g de castanha de cajú moída
1 xícara de chá de azeite de dendê
Suco de 1 limão
Água quente

Modo de preparo
Coloque o azeite de dendê para aquecer numa panela e refogue a cebola e o alho
Em seguida, acrescente o gengibre ralado
Junte o quiabo e deixe refogar
Adicione o camarão seco, as castanhas e deixe cozinhar mais um pouco
Coloque água quente aos poucos
Deixe cozinhar até que as sementes fiquem rosadas

Durante o preparo em que se cortam os quiabos não se deve conversar. Ao cortá-los, faça os pedidos que deseja alcançar.