terça-feira, 7 de novembro de 2017

RECEITAS DA INTERNET







Quantas vezes você já tentou fazer uma receita pesquisada na internet e ela não deu certo? Pois é... hoje foi minha vez... kkk.... e olha que faço bolos a 20 anos.
Nem toda a receita que encontramos na internet dá certa, tem muita gente querendo bancar chef e procura uma foto na internet e posta com a sua receita... aí vai uma Neusa da vida e tenta recriar a receita... BUMMMM... não deu certo.
Mas isso não é novidade, e serve de alerta para que pesquisemos a fundo a fonte da receita também... essa receita desastrosa da foto peguei no Pinterest, uma das redes mais respeitadas na internet... ninguém está livre... 


“Boas receitas de bolo são a chave do sucesso, porque você só precisa reproduzir muito bem o que está escrito e pronto”.

Ah, como eu adoraria que esta frase fosse verdadeira!
Ela tem um quê de verdade, porque as receitas nada mais são do que fórmulas que deram certo. Acontece que mesmo que uma receita dê muito certo na casa da sua avó, poderá ser um fiasco na sua cozinha, porque muitas coisas que não estarão detalhadas nela poderão variar. Veja como não são poucas: a marca dos ingredientes; o tamanho da sua xícara (se você não usa medidor); a temperatura dos utensílios, dos ingredientes e até do ambiente; a velocidade da sua batedeira ou do seu braço (elas não são padronizadas, então uma “velocidade média” pode variar muito) e consequentemente o tempo de cada etapa de mistura; a potência do seu forno, que pode fazer com que a temperatura real dentro dele seja diferente daquela que você selecionou – isso pode ter a ver com a regulagem do aparelho e com o fornecimento de gás; o material da sua assadeira, além do tamanho, formato e estado de conservação; o nivelamento do seu fogão ou do piso abaixo dele e por aí vai.
 Ufa! São tantos fatores que podem exigir ajustes em uma boa receita e eu nem falei de todas as possibilidades.
Com o tempo e a experiência, você até se acostuma com as texturas dos diferentes tipos de bolos (os amanteigados são diferentes dos fofinhos), com o crescimento deles e toda a ciência envolvida, mesmo que não saiba o por quê das coisas. Sabe quando a pessoa olha a massa e fala: “falta farinha”? Ou quando diminui a temperatura do forno porque não está assando direito? É isso.
Então, suas boas receitas sempre serão aquelas que você testou em casa, com as suas coisas e que deram certo. Pode até ser que a receita da vovó funcione logo de primeira, se tiver sorte, mas não desanime se alguma coisa sair errado.
BOA SORTE!!! EU VOU TENTAR DE NOVO. BJUS.